Definição – A resiliência é um conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse etc. – sem entrar em surto psicológico.
Escala de Resiliência – Os 9 Fatores
Auto Conhecimento: Crença na própria capacidade de organizar e executar ações requeridas para produzir resultados desejados. Associada à autoconfiança, transforma-se em “ combustível” para a pro atividade e a solução de problemas.
Solução de Problemas: Características dos agentes de mudança, indivíduos equipados para diagnosticar problemas, planejar soluções e agir,sem perder o controle das emoções. Aliada aos fatores pro atividade, tenacidade e flexibilidade social, mobiliza para a ação.
Temperança: Está associada ao controle da impulsividade. Significa maior capacidade de regular emoções com flexibilidade, mantendo a serenidade (ou a “frieza”) em situações difíceis ou de pressão.
Empatia: Habilidade básica e promotora tanto da competência social quanto da solução de problemas. Significa compreender o outro a partir do quadro de referencia dele.
Proatividade: Está associada a desafios, a conviver com incertezas e ambiguidades. Refere-se à propensão a agir e buscar soluções novas e criativas. Enquanto reativos tendem a esperar pelos impactos das adversidades, os proativos tomam iniciativas.
Competência Social: Apoio externo diminui os sintomas de estresse e reduz a vulnerabilidade de indivíduos submetidos a condições adversas. Considera não apenas a abertura para receber apoio de outros, mas busca proativa e flexível de apoio (flexibilidade social)
Tenacidade: Persistência e/ou capacidade de aguentar situações incômodas ou adversas
Otimismo Aprendido: O otimismo se alia à competência social e à pro atividade, tendo por base a auto eficácia
Flexibilidade Mental: Está relacionada a uma maior tolerância à ambiguidade e a maior criatividade. O pessimismo faz com que o individuo de baixa resiliência insista teimosamente em cursos de ação que não se mostram efetivos. Já o resiliente é flexível: pensa em opções, age,e, se a ação não é efetiva, escolhe outro caminho e persiste
Conclusão
Empresas ou indivíduos que possuem pelo menos três de algum desses fatores, comprovadamente são capazes de se superarem.